• Home
  • Blog
  • Confira os principais modelos de cadeira para escritório

Confira os principais modelos de cadeira para escritório

Blog

As pessoas passam boa parte do seu dia sentadas ou deitadas. Por esse motivo, existe tanta preocupação com seu conforto e bem estar. Seja com o colchão em que dormem, o banco do carro e principalmente as cadeiras, seja do escritório ou de casa. O cenário atual conta com normas regulamentadoras criadas para garantir essas exigências e aumentar a qualidade de vida dos usuários. A preocupação com sua saúde, principalmente com a coluna, exige alguns cuidados, simples, mas que fazem a diferença.

Grande parte das queixas e motivos de afastamento do trabalho de funcionários está diretamente ligada a falta de conforto e ergonomia necessária no mobiliário corporativo. Uma cadeira ou mesa que não sejam adequadas as funções administrativas exercidas podem prejudicar o colaborador e acarretar prejuízo para a empresa.

Sentar-se de maneira correta e manter-se ereto durante o dia de nada adiantará se a sua cadeira for incorreta para a sua necessidade naquele momento.

Existem muitos modelos disponíveis no mercado que atendem as mais diversas funções. Para escolher a cadeira ideal pense primeiramente na sua utilização. Identifique sua rotina. Qual é a sua função? Precisa de muito espaço? Vai passar muitas horas sentado nela? Precisa de maior movimentação durante o dia? Depois de responder essas perguntas e definir o objetivo da compra da sua cadeira, é hora de escolher o modelo. A seguir, confira os principais modelos e dicas para a melhor escolha da sua cadeira de escritório.

Principais modelos de cadeiras para escritório

Poltrona Executiva ou Cadeira Presidente

poltrona 02 POLTRONA 01

As cadeiras chamadas de presidente, também conhecidas como poltrona executiva, são feitas para quem ocupa cargos mais altos em uma empresa e normalmente passam menos tempo sentados na mesma e por ser ocupadas por cargos de pouca ou quase nenhuma rotatividade, são modelos que apresentam bastante imponência com funções e características mais requintadas. A grande maioria dos modelos são equipadas com mecanismo de ajustes do tipo Sincronizado e em alguns modelos, visando diminuir o custo, são utilizados outros mecanismos do tipo Relax (somente balanço ou reclino), mantendo as demais características visuais. Apresenta espaldar do encosto mais alto e assento mais largo. Algumas opções têm também encosto de cabeça, com ou sem regulagem.

Cadeira Diretor

Cadeira Diretor 02Cadeira Diretor 01

Assim como a cadeira presidente, o modelo diretor apresenta visual sofisticado seguindo as mesmas características visuais e de ajustes.  A distinção com a cadeira presidente fica por conta do espaldar um pouco menor que não chega à altura dos ombros e também não possui opção com apoio de cabeça.

Cadeira Staff ou Operativa

Cadeira Staff ou Operativa 02 Cadeira Staff ou Operativa 01

Os modelos de cadeiras operacionais, também conhecidas como staff, possuem um espaldar de encosto médio. São os modelos mais comuns usados em escritórios e recomendados para quem passa muitas horas sobre a mesma. Normalmente por estarem na maior parte dos setores de uma empresa, onde também há uma maior diversidade de usuários, bem como uma maior rotatividade, necessitam que sejam totalmente ergonômicas e ajustáveis a estes fatores. Desta forma, precisam possuir ajuste de encosto tanto na altura quanto na profundidade, e também ajuste lombar (embora não seja obrigatório). Uma boa cadeira operacional precisa ter seu apoio para braços reguláveis, pelo menos na altura. Hoje existe uma variedade enorme de modelos de cadeiras no mercado, sendo estofadas e também com encosto em tela, mas o que faz a diferença em uma boa cadeira staff é sua ergonomia e ajustes funcionais capazes de se adaptarem aos mais diversos tipos de usuários.

Cadeira Operacional Secretária

Dentre todos os modelos de cadeiras para escritório, a cadeira operacional ou secretária é a mais simples. Muitas vezes não apresenta os braços reguláveis e seus ajustes são limitados. São indicadas para quem executa boa parte de suas tarefas fora da mesa e necessitam de uma cadeira que seja mais prática e leve. Apesar disso, esse modelo atende os requisitos exigidos pelas normas de ergonomia e garantem o conforto do usuário.

Cadeira Operacional Caixa

Cadeira Operacional Caixa 01 Cadeira Staff ou Operativa 02

Recomendada para quem trabalha com transações em pé, atrás de um balcão ou módulos de atendimento, a cadeira caixa tem a sua base mais alta e possui uma sustentação maior que as outras. Isso evita que o funcionário tenha que ficar olhando para cima muitas vezes durante o dia, o que poderia provocar dores no pescoço e na coluna. Além disso, possui um aro na base para apoio e descanso dos pés. É um modelo giratório, mas suas sapatas niveladoras são fixas ao chão. Os braços reguláveis são opcionais, vai depender da escolha do usuário. Por também ser utilizadas em áreas com grande rotatividade e diversidade de usuários, normalmente necessitam de ter os ajustes ergonômicos.

Cadeira de Interlocutor ou Aproximação

Cadeira de Interlocutor ou Aproximação 03 Cadeira de Interlocutor ou Aproximação 02 Cadeira de Interlocutor ou Aproximação 01

Esse modelo, conhecido como de “aproximação”, é frequentemente usado em frente as mesas executivas, de atendimento e até mesmo em salas de reunião. São cadeiras usadas em situação de visita ou negociação, por um curto espaço de tempo. Os modelos mais usados têm a base fixa em formato de “S”, trapézio ou 04 pés. Normalmente, essa cadeira acompanha a composição do ambiente para uma melhor estética visual.

Dicas para a escolha da melhor cadeira

Perfil e necessidade do usuário

A escolha da cadeira deve ser feita de acordo com o perfil e necessidade do usuário que irá utilizá-la. Algumas pessoas necessitam de maior mobilidade no dia a dia. Nesses casos as cadeiras fixas não são tão práticas. O modelo que irá atender melhor são as giratórias e/ou com rodízios pois permitem maior movimento e circulação da cadeira.

Além disso, a quantidade de tempo que o usuário ficará sentado na cadeira também impacta na decisão. Por isso as cadeiras ergonômicas são tão recomendadas.

Ambiente

Uma cadeira não deve ocupar muito espaço no ambiente, mas também não deve deixar o conforto de lado. Para saber qual modelo se adequa melhor, quando houver, verifique a quantidade de cadeiras, a cor predominante e a padronização já existentes no ambiente.

Qualidade do material

A qualidade do material é imprescindível na escolha da sua cadeira. Analisar a aparência e as funcionalidades são importantes, mas verificar os componentes, espessura, resistência e peso do material também é fundamental para assegurar a durabilidade da cadeira.

Considere também a qualidade da pintura, fixação, costura, acabamento e peso suportado, assim evitará futuras surpresas.

Ergonomia

Já falamos aqui sobre a importância da ergonomia na escolha da sua cadeira. Independente do modelo, é necessário ficar atento quanto as necessidades ergonômicas, seja de ajuste ou medida, de cada um para prevenir problemas de saúde e desconforto e garantir uma maior produtividade e concentração do usuário.

Custo X Benefício

A compra de uma cadeira nova exige muita análise e planejamento, afinal é um produto que precisa aliar conforto, qualidade e durabilidade. O custo X benefício de uma cadeira deve ser bem avaliado, considerando todos os aspectos citados acima. Se for possível, vá na loja e sente na cadeira, experimente mais de um modelo e verifique bem se a sua escolha é adequada com sua necessidade e se atende todas suas expectativas antes de finalizar sua compra.

Na La Mobili você encontra diversas opções de cadeiras para escritório e outros ambientes bem como uma consultoria especializada sobre o assunto. Seja qual for a sua demanda, corporativa ou não, aqui você encontrará a melhor solução para a compra da sua cadeira. Fale conosco e peça já seu orçamento.

Receba promoções e novidades em seu e-mail