• Home
  • Blog
  • Como manter ou melhorar a produtividade no home office

Como manter ou melhorar a produtividade no home office

Blog

Devido a chegada da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas se viram na necessidade de migrar suas atividades para o home office, sobretudo para preservar a vida e a saúde de seus colaboradores, evitando aglomerações e diminuindo o risco de contágio da doença.

Esse modelo de trabalho passou a ser considerado não somente por empresas de tecnologia ou publicidade, como de costume, mas por vários setores da economia. Mercados tradicionais tiveram que adaptar suas funções, processo este que foi facilitado pela aceleração da tecnologia e evolução das plataformas digitais.

Características do home office

Flexibilidade – Em relação aos horários, algumas empresas optam por manter o comercial ou empresarial. Outras preferem que o colaborador entregue o serviço no prazo determinado, independentemente de horário. Em ambos os casos, é necessário haver um comum acordo entre ambas as partes.

Liberdade – Fora dos limites do escritório, o colaborador se torna totalmente responsável daquilo que faz e entrega. Essa autonomia confere a ele a organização de seu tempo para produzir e entregar aquilo que lhe foi solicitado em tempo hábil, de forma objetiva e que não atrapalhe os processos da empresa e sua própria rotina.

Confiança – Ao adotar o home office, tanto empresa quanto funcionário precisam ter confiança um no outro para conseguirem desenvolver suas tarefas, visto que, diferentemente de um escritório, o trabalho remoto não permite que as pessoas tenham uma visão geral sobre os pontos de vista e visões de cada um envolvido no projeto. Além disso, muitas vezes o trabalhador terá que tomar decisões independentes e lidar com suas consequências.

Vantagens e benefícios do home office

Seja de forma 100% remota ou híbrida, o home office tem se mostrado como uma alternativa muito benéfica, tanto para funcionários quanto para empregadores. Com disciplina e foco é possível conciliar vida profissional e pessoal, principalmente para aqueles que enfrentam algumas dificuldades para se deslocar até o trabalho ou quem tem filhos para cuidar. Entre as vantagens do home office estão:

  • redução de custos;
  • redução do tempo perdido em trânsito;
  • flexibilidade de horário;
  • segurança;
  • aumento de produtividade;
  • maior qualidade de vida.

Mesmo com o fim da pandemia, acredita-se que muitas empresas manterão esse formato de trabalho, pois é uma alternativa que garante a produção sem perda da qualidade.

Dicas para ser mais produtivo no home office

Já falamos em nosso blog como melhorar a produtividade no ambiente corporativo. Mas para quem inicia sua jornada no home office esse é um fator bastante desafiador. Além de estar longe dos olhares da empresa, a rotina diária dos funcionários também é afetada. Resistir as inúmeras distrações existentes dentro de casa para manter-se focado pode ser mais difícil do que se pensa. Assim, é preciso que os colaboradores trabalhem sua concentração através de pequenas mudanças de hábitos que podem aumentar seu desempenho e melhorar a entrega de resultados.

Fora os recursos, como uma boa conexão com a internet, local adequado, materiais e equipamentos e o estabelecimento de horários, é necessário também algumas medidas para se adaptar e manter a rotina corporativa mesmo em casa. A seguir iremos te dar algumas dicas para manter ou aprimorar sua produtividade no home office e desenvolver suas atividades da melhor maneira possível.

Estabeleça prazos e horários para exercer suas atividades

Defina e respeite horários específicos para iniciar e terminar suas práticas laborais, mesmo que a empresa não tenho isso já definido. Pausas para o almoço e descanso também são essenciais para manter a motivação. Tentar manter a mesma rotina de antes, mesmo dentro de casa, ajuda o cérebro a compreender que tudo está igual e assim mantém ou melhora sua produtividade. Somente tenha cuidado para não passar horas demais em frente ao computador. Isso pode te prejudicar futuramente.

Da mesma forma, estabeleça prazos para entregar suas atividades. Uma sugestão é fazer uma lista no dia anterior do que é preciso ser feito no dia seguinte. Esse hábito simples te ajudará a ficar mais focado e te incentivará a fazer tudo e zerar essa lista.

Reserve um local específico para trabalhar

É essencial reservar um local específico para seu home office e não ficar mudando sempre pois isso pode atrapalhar sua produtividade. Seja um cantinho do quarto ou um cômodo inteiro, o ideal é que você tenha privacidade. Para isso, é recomendável que esse espaço seja silencioso e possua porta, evitando assim que a atmosfera do lar te atrapalhe a ter foco e eficiência. Iluminação e ventilação também devem ser consideradas, pois não é agradável trabalhar em ambientes escuros e abafados.

Escolha móveis adequados

Além do ambiente, é muito importante escolher móveis que sejam adequados para o trabalho. Nada de trabalhar no sofá ou na cama. O mínimo é ter uma mesa e uma cadeira, mas você pode acrescentar outros itens como um armário ou um gaveteiro, vai depender do tamanho do seu espaço.

O ideal é que a mesa e a cadeira sejam ergonômicas, permitindo que você use o teclado com as mãos e braços paralelos ao solo, coluna ereta, pés encostados no chão, joelhos em um ângulo de 90º e pernas encaixadas embaixo da mesa. Além disso, a tela do computador ou notebook deve ficar na altura dos olhos. A altura da mesa deve ser de no mínimo 72 e no máximo 75 cm. E a cadeira deve conter ajustes de assento, encosto e braços. Ambos devem ser escolhidos criteriosamente, de forma que traga conforto para seu usuário e evite cansaço e dores nas costas e pescoço e, ocasionalmente, lesões na coluna.

Mantenha a organização

Tendo a exata noção das suas tarefas do dia, fica mais fácil de se organizar. Mas essa organização deve ser aplicada não somente na sua cabeça como também no ambiente de trabalho. Papelada, objetos e equipamentos espalhados podem interferir na sua produtividade e atrapalhar seu rendimento. Por isso, sugere-se organizar tudo antes de iniciar o expediente, cada coisa em seu devido lugar. Tente também não misturar esses materiais com o resto da casa para você não se confundir ou perder de vista algo que precise naquele momento. Essa organização te ajudará a manter a disciplina.

Vista-se apropriadamente

Um dos maiores problemas para quem está em home office é deixar o ambiente informal influenciar no trabalho. Portanto, vista-se como se estivesse saindo para trabalhar, nada de pijama. Por mais que você se sinta mais produtivo dessa forma, é recomendável se contextualizar em um ambiente formal para que assim o organismo entenda e se adeque a essa nova rotina como se você estivesse indo para o escritório normalmente. Essa prática também te torna mais apresentável caso ocorra alguma reunião online.

Evite distrações

Outro problema enfrentado no home office são as distrações constantes, seja da família, TV, animais, redes sociais etc. Se você deseja ser produtivo, evite essas distrações. Estabeleça pausas periódicas para descanso e nesses momentos dê atenção a tudo aquilo que possa te tirar o foco. Avise aos familiares que durante o expediente você não pode ser interrompido em nenhum momento. Reserve alguns minutos para checar as redes sociais. Se tiver filhos, peça ajuda do parceiro ou contrate alguém para cuidar deles. Evite ligar a televisão e ficar com o celular na mão o tempo inteiro, a não ser que você precise deles para trabalhar.

Mantenha comunicação com a equipe

É fundamental manter contato com a equipe durante o expediente para que todos fiquem por dentro do que precisa ser feito no dia, quais prazos foram determinados e a urgência e prioridade das tarefas. Os gestores tem a responsabilidade de compartilhar essas informações e estarem disponíveis para tirar eventuais dúvidas.

Fique sempre online durante o expediente. Se desejar, utilize um programa de comunicação instantânea, como Skype por exemplo, e faça reuniões diárias para alinhar as ideias. Videoconferências ajudam a diminuir as distâncias geográficas, que são uma característica do home office, mas não abuse, use somente em casos muito necessários.

Trabalhar de forma disciplinada no home office ajuda a equilibrar vida profissional e pessoal. Pequenas mudanças de hábitos podem transformar sua rotina em algo dinâmico, eficiente e muito produtivo, gerando bons resultados para você e para a empresa.

Conte com a La Mobili para garantir o mobiliário ideal para que seu home office seja mais produtivo. Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento e solicite seu orçamento!

Receba promoções e novidades em seu e-mail