• Home
  • Blog
  • Tendência corporativa: Escritórios minimalistas

Tendência corporativa: Escritórios minimalistas

Blog

O minimalismo surgiu na década de 60 nos EUA e tem como principal objetivo reduzir tudo aquilo que é supérfluo, permanecendo apenas com o essencial. É o famoso “menos é mais”. Ao longo dos anos, esse movimento tornou-se muito presente em diversas áreas, como a arte, o design, a arquitetura e a própria tecnologia, que com o tempo e os avanços fez o minimalismo influenciar também no ambiente corporativo.

A infraestrutura necessária para executar as funções passou a adotar dispositivos que se baseavam no cotidiano do trabalhador. Como por exemplo, papel, caneta, calculadora e material de apresentação de projetos foram trocados por programas da Microsoft e Google, livros e dicionários por sites de busca, as impressões por documentos em PDF ou em nuvens. Fax e telefone fixo foram substituídos pelo smartphone, rádio por serviços como Youtube e Spotify, entre tantos outros.

The Evolution of Desk

“The Evolution of Desk”, criado por Anton Georgiev e Behrmann Thomsen para a BestReviews. Disponível em: https://bestreviews.com/best-home-office-desks#evolution-of-the-desk

Com toda essa migração causada pela tecnologia, hoje não há mais a necessidade de abarrotar o escritório com objetos físicos, já que quase tudo tornou-se digital. Por isso, muitos têm adotado o minimalismo também no ambiente de trabalho.

Principais características dos escritórios minimalistas

Os escritórios minimalistas são montados apenas com itens básicos, prezando pela organização do espaço e valorização daquilo que é fundamental para a execução do trabalho. Móveis simples, porém, versáteis e funcionais. Objetos decorativos pequenos que não chamem muita atenção. Dispositivos como celular e notebook, que além de serem compactos, podem ser transportados facilmente para outros locais.

O uso de formas retas e cores mais neutras, como cinza, preto, branco, azul e bege também são característicos dos escritórios minimalistas. Tons mais vivos podem ser usados em objetos como relógios, quadros, livros e até mesmo plantas, mas sem fugir da uniformidade estabelecida.

Principais características dos escritórios minimalistas

Acima de tudo, a decoração dos escritórios minimalistas deve estar condizente com a identidade da empresa, para fortalecer sua imagem diante dos clientes. Confira a seguir algumas dicas para pôr em prática essa tendência e deixar seu escritório mais com um design mais “clean” e elegante.

Como implementar esse estilo no ambiente de trabalho

Desapegue-se

Se você é do tipo que acumula objetos e móveis inutilizados, chegou a hora de desapegar. Na decoração minimalista é comum utilizar o termo “declutter” (“destralhar”, no inglês), onde o objetivo é se livrar ao máximo daquilo que está literalmente “sobrando” no espaço e investir principalmente na funcionalidade de todos os elementos.

Diminua o papel

Material impresso e papel acumulado na mesa ou na gaveta pegando poeira e mofo é coisa do passado. Digitalize ou faça tudo online. Além de contribuir com a natureza, você também ganhará um ambiente de trabalho mais “clean” e confortável. Salvo em casos de alguns documentos que precisam realmente serem impressos. Para isso, existem os arquivos deslizantes, que podem diminuir em até 70% o espaço utilizado.

Corte os gastos com material supérfluo

Muitos grampos, clips, canetas, bloco de notas, post it acumulam um espaço desnecessário na mesa. Tenha em mente que se você não os usa com muita frequência, não precisa se preocupar com isso. Apenas tenha alguns itens guardados para casos de emergência.

Invista em aparelhos multifuncionais

A ideia é usar dispositivos que sejam práticos e funcionais, te dando mais de uma opção de utilidade. Impressoras que tiram cópia, digitalizam e imprimem; notebooks que tenham webcam e microfone integrados; smartphones que tenham câmera, acesso a internet e redes sociais; entre outros exemplos.

Aposte na iluminação natural

luz vinda diretamente do sol, assim como plantas e materiais naturais são componentes muito usados nos escritórios minimalistas, pois ajudam a estabelecer o clima agradável e dar a impressão de amplitude ao espaço. Por isso, aposte em locais bem iluminados, com janelas grandes para causar essa sensação. Se não for possível, crie uma iluminação artificial.

Mantenha o ambiente limpo e organizado

Um dos pontos fundamentais dos escritórios minimalistas é a organização e a limpeza. Com tantos espaços vazios fica mais fácil visualizar a bagunça e a sujeira. Mantenha sempre o ambiente limpo e bem organizado para transmitir a leveza que se deseja.

Adotar o minimalismo nos escritórios pode trazer muitos benefícios para a empresa e seus colaboradores, pois os elementos responsáveis pela distração são eliminados do ambiente, aumentando a concentração e, consequentemente, a produtividade da equipe.

Se deseja montar um escritório minimalista que alie estética, funcionalidade e conforto, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento. A La Mobili poderá fornecer todo suporte que precisa para seu projeto.

Receba promoções e novidades em seu e-mail